O todo é mais do que a soma das suas partes

Jean-François Dupuis, "CHAIR", fotografia (pormenor)

Retomar o tema da cadeira era uma inevitabilidade, quase um imperativo. Isto acontece não porque a cadeira, por si só, exerça um qualquer fascínio especial sobre mim, mas porque a sua dimensão simbólica extravasa os limites do quotidiano e do literal com uma força deveras avassaladora.

A evidência do que atrás referi está no facto da cadeira e do seu potencial simbólico terem conseguido levar um grupo de artistas plásticos à criação de diversos trabalhos de natureza artística, como se de um exercício de brainstorming se tratasse e que vão desde a pintura à escultura e à instalação, servindo de catalisador, de mote, de princípio activo.

É sobre isto que, desta vez, pretendo escrever, sobre a forma como este grupo de catorze artista, que também integro, se mobilizou, se energizou, se motivou, congregou esforços e sensibilidades e, por fim, gizou, produziu e apresentou os seus trabalhos. Partindo da desconstrução do conceito, cada artista jogou com representações, simbologias e criou metáforas para dar corpo e expressão ao seu trabalho individual, inserido num conjunto mais vasto de outros sentidos e sentires, mas em que o denominador comum foi o mesmo: a cadeira.

Para além de ser minha pretensão dar a conhecer este trabalho, levado a cabo pelos vários artistas envolvidos e que poderá ser visto numa exposição que será inaugurada no próximo dia 19 de Maio, às 19:00, na Galeria do Clube de Oficiais, Praça do Bocage, em Setúbal, patente ao público até ao dia 27 de Maio (14:30-19:30), importa relembrar que o todo, ou seja, o conjunto dos trabalhos que foram produzidos e serão expostos, é mais do que a soma das suas partes. Assim, os “elementos constitutivos” desta exposição partem de uma lógica de similaridade ao nível temático, que persiste, deixando, no entanto, transparecer a expressão da sensibilidade individual, do sentir diferenciado e diferenciador, mas, em última instância, o que sobressaia é a potencialidade criativa do grupo no seu todo.

Cada um deu expressão, como entendeu, ao que lhe passou pela cabeça e, por isso, espera-se criatividade em quantidade e qualidade, porque restrição foi coisa que não existiu neste projecto, que será apresentado ao público já nos próximos dias.

Sobre Salou

Sara Loureiro (SALOU) segue um caminho que reconhece que é o Seu: o da aprendizagem e busca constantes.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Imagens, Novidades. ligação permanente.

3 respostas a O todo é mais do que a soma das suas partes

  1. DAlmeida diz:

    Je suis étonné! Eheheheh! Eu sou uma das artistas participantes e fiquei sem palavras. Olhe, ainda bem que estou sentada na cadeira! Ahahahahahahah! Excelente texto, embora vindo que quem vem… outra coisa não seria de esperar🙂.

    • Salou diz:

      Agora é que é caso para dizer “palavras para quê?!” Estamos todos na expectativa do dia 19! Uns aguardam de cadeira, mais ou menos relaxados mas sempre de alerta, porque já cumpriram o seu “dever” artístico, outros não terão tempo para aguardar, porque ainda estão a percorrer o caminhoo e há que continuar, depois vêm os outros que estão em preparativos de natureza diversa para que no dia tudo funcione… Um verdadeiro grupo de trabalho, onde não faltam as energias positivas! Obg DAlmeida

      Salou

  2. Virgínia diz:

    E que cadeirame!
    Da pintura abstracta à mais figurativa, passando pelo humor cáustico à sátira e ao divertimento, havia num tão curto espaço a revelação de uma entrega por prazer ao tema que em boa hora escolheram.
    Só falta instalar uma cadeira confortável e ergonómica para me sentar e admirar …
    PATABÉNS e venham mais ideias. Bjsssss Virgínia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s