Conto – 7º Epis. (fim)

Os Mensageiros

A Noiva

Não teve descanso enquanto não soube onde ficava a pequena igreja. Rapidamente percebeu que estava entre pessoas que lhe mereciam respeito e confiança. Falou dos anjos, do que vira há dias atrás, do que sentira, do pesadelo que agora vivia, do apoio de que necessitava, do que podia fazer para participar na luta que travavam… Ouviram-na interessados. Acolheram-na. Deram-lhe as boas vindas. Lupe podia vir a ser uma deles. Conversaram, conversaram muito, naquele dia e nos que se seguiram. Ela inteirou-se de muita coisa que não sabia, que até então lhe passara ao lado. Lupe assimilava vorazmente o que via, ouvia e lia. À medida que os dias passavam, Lupe sentia-se mais forte, mais determinada. Os seus dias tinham um novo sentido. Queria abraçar aquela luta. Era a isso que ela se agarrava para continuar a viver.

O Natal aproxima-se a passos largos. Os Anjos Mensageiros estão a terminar os preparativos para a concentração do dia 23 de Dezembro, ao fim da tarde, numa das movimentadas ruas de Juárez. Esta vai ser um pouco diferente das anteriores. Lupe também vai participar e, em conjunto, pedir o fim da violência e o arrependimento dos narcotraficantes, dos criminosos, dos assassinos que espalham a dor e o medo. Lupe destaca-se dos outros elementos do grupo, porque não se apresenta como os demais. No dia, por entre os anjos, vê-se uma mulher que enverga um vestido de noiva de um branco magnólia, salpicado aqui e ali por um pó vermelho que a fustiga. O baton empapado aprisiona-lhe os lábios e o sorriso que teima em não se soltar. No conjunto, destaca-se um cordão de prata que pende com duas voltas sobre os seios e que exibe uma medalha oval da Nossa Senhora de Guadalupe, também em prata. Sem medo, a mulher ergue um cartaz que diz “ A dor da perda daqueles que amamos é irreparável. Fim à violência!”

Enquanto decorre a concentração, a Televisa noticia que foram encontrados e identificados os corpos de três pessoas mortas, desaparecidas há já algumas semanas, e que estavam envolvidas no narcotráfico. Sabe-se que estava em causa a disputa entre dois dos principais cartéis da droga, o Cartel de Sinaloa e o Cartel de Juárez, pelas rotas do tráfico de  Cocaína para os Estados Unidos da América.

Por: Sara Loureiro

About these ads

Sobre Salou

Sara Loureiro (SALOU) segue um caminho que reconhece que é o Seu: o da aprendizagem e busca constantes.
Esta entrada foi publicada em Novidades com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s